Distúrbios Relacionados à Linguagem Escrita
Dra. Gabriela Paiva
Crianças pequenas que estão aprendendo a ler e escrever muitas vezes podem apresentar problemas relacionados à leitura e à fala, como veremos a seguir.
A criança com dificuldades relacionadas à linguagem escrita pode ter alterações como:
- ler e não entender o que leu,
- não dominar a pontuação do texto enquanto o lê,
- fazer leitura de palavras inventadas,
- trocar letras na escrita ou na leitura,
- no uso da pontuação,
- na capacidade de produzir textos, entre outras.
Freqüentemente, essas dificuldades estão relacionadas ao atraso na aquisição de fala e linguagem, distúrbio articulatório, desatenção, dificuldade de aprender versos, de lembrar canções, estórias, de usar e conhecer vocábulos relacionados a tempo e espaço.
Outras manifestações que também podem levar a dificuldade de aprendizagem são:
- a criança não perceber bem o que o outro diz e pedir para repetir a mensagem,
- dificuldades de memória, de discriminar sons da fala, e mais.
É necessário o reconhecimento do problema por meio de avaliações específicas e início de terapia, a fim de que a criança supere suas dificuldades, com esforço, colaboração da família e da escola em conjunto acompanhando as etapas de evolução da criança.
Escrito por:
Colégio do Salvador