Teatro na escola...

Teatro na escola

Desde os gregos, o teatro é utilizado para fins didáticos. A escola, não temos dúvidas, não pode deixar de lado essa ferramenta de tão grande utilidade. Sensíveis a esse fato, desenvolvemos o nosso projeto teatral: que consiste na criação, preparação, direção e encenação, por parte dos alunos, de peças teatrais. Os trabalhos foram muito bem realizados, tanto na redação das peças com em suas apresentações, o que nos deixa satisfeitos e felizes. Os alunos conseguiram assim provar, para nós e para si mesmos, a capacidade que possuem de superar seus limites criativos, de convivência, liderança e comprometimento. E se sentiram, talvez, como aquele arquiteto que vê o edifício terminado e se diz “nossa, eu fiz isso!” 8º Ano A Grupo A – Um Romeu sem Julieta – Foi uma transposição para os dias atuais da famosa peça de Shakespeare, Romeu e Julieta, porém com diferenças que a tornam única e ímpar. As famílias têm diferenças políticas e, diferente da original, o casal não quer se casar, até por ser Romeu apaixonado, na verdade, pela irmã de Julieta. Grupo B – Conflitos Jovens – Foi uma peça muito bem construída, com diálogos inteligentes e criativos. Ela traz as dificuldades de convivência de pessoas diferentes em uma república, que, com muito diálogo, acabam se entendendo no final. Algo muito semelhante ao famoso filme O clube dos cinco. Grupo C – Por trás dos bastidores – Foi uma peça que mostrou as dificuldades que há em construir uma peça. Uma espécie de metalinguagem, comum entre outros escritores, que geralmente dão histórias interessantes, como vimos nessa peça. Grupo D – A vida a pós a morte – Foi uma comédia inspirada nas histórias nordestinas do homem que morre e com esperteza consegue enganar o diabo e retornar à Terra. No entanto, de esperto o personagem não tem nada. É um bêbado burro e violento que, ironicamente, acaba chegando ao céu. Grupo E – A vida e seus descaminhos – Foi uma peça sobre família e violência. A história mostra como a família atual é afetada pelas dificuldades do mundo moderno: drogas, prostituição, seqüestro, violência, alcoolismo e falta de diálogo. 8º Ano B Grupo A – Romeu & Julieta – Foi uma recriação moderna da história de Romeu e Julieta, com festas, ficantes e celulares. O final é parecido, Julieta morre de anorexia e Romeu ao tomar uma overdose de remédios. Grupo B – Os 7 pecados capitais – Foi uma história cheia de intrigas, inveja e tramóias. Os sete personagens representam os sete pecados. No final, a personagens malvada da história, que mata a irmã para ficar como noivo dela, acaba só e abandonada, mas já tramando outras intrigas. Grupo C – Atenção, Diretor! – Foi uma peça que mostrou os bastidores de uma criação cinematográfica. Dota de humor, ação e violência, essa peça agradou o publico e a crítica. Grupo D – Confusão em família – Foi uma trama muito bem elaborada, com dialogas e tiradas criativas, que mostra uma série de personagens que mentem, traem, enganam. Mas, claro, com muito humor e atuações que fizeram o público rir do início ao fim.

Galeria de Fotos

Escrito por:
Colégio do Salvador